RIOSOFT

A Riosoft – Sociedade Núcleo de Apoio à produção e Exportação de Software do Rio de Janeiro – fundada em 1993, com a combinação de ideais da classe empresarial
atuante em Tecnologia da Informação e a vontade política da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, contando também com o apoio do Sebrae-RJ, da Assespro-RJ e
do TI-Rio, tem como objetivo através de suas ações, fortalecer a Tecnologia da Informação no Estado do Rio. Em conjunto com o TI-Rio, tem acesso a uma base
de cerca de 10 mil empresas de TI do Estado.

Em outubro de 2002, a RIOSOFT foi habilitada como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, qualificação jurídica prevista na Lei nº 9790/99, o que permite firmar Termos de Parceria com órgãos públicos sem a ingerência da Lei nº 8666, pleitear recursos da Lei de Informática e dos Fundos Setoriais, além de outras iniciativas. A partir da promulgação da Lei Nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016 , a Riosoft passou a ser qualificada legalmente como uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).

A Riosoft é gerida por um Conselho Administrativo com representantes de empresas e dos denominados sócios patrocinadores apontados abaixo:

ASSESPRO / TI RIO / Rede de Tecnologia /PRODERJ / SEBRAE / Instituto Genesis – PUC-Rio / Prefeitura do Rio de Janeiro – Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia

SERVIÇOS E PROJETOS.

O principal foco no apoio às empresas de TI tem sido as ações para melhorar a Qualidade dos Produtos de Software e Serviços. Seguem os principais projetos.

a) Projeto QUALISOFT, – com o objetivo de introduzir melhores práticas de engenharia de software em pequenas empresas.

b) MPS-BR – Melhoria do Processo de Software Brasileiro. A RIOSOFT atua como IOGE – Instituição Organizadora de Grupos de Empresas, II –
Instituição Implementadora e IA – Instituição Avaliadora, credenciada pela Softex nas três áreas.

c)
MPT – Melhoria de Processo de Teste de Software com o objetivo de permitir ue as áreas de teste de software alcancem níveis superiores de  maturidade e executem melhor a sua atividade.

d) Netcenter4VSE BRASIL: Projeto do qual a RIOSFT participa e que integra a Rede Internacional de Colaboração, criada pela ÉTS (École de Technologie Supérieure do Canadá) e formada por países que apoiam o desenvolvimento e a difusão de normas ISO/IEC 29110, da qual faz parte a NBR ABNT ISO/IEC 29110-4-1.

e) O Salão da Inovação: um dos eventos máster do RIO INFO, desde 2009 promove projetos inovadores, premiando os melhores e intensificando a divulgação e disseminação da inovação nas empresas.

f) Criação do Centro Experimental de Conteúdos Interativos Digitais – CECID, cujo objetivo é produzir conteúdos interativos digitais não só para o Sistema Brasileiro de TV Digital, mas também para IPTV e dispositivos móveis tais como celulares e tablets.

g) Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI): Realizado no período 2011 /2012, em parceria com o SEBRAE e CNPq, com o objetivo de preparar  pequenos empresários de Tecnologia da Informação para inovação de seus produtos e serviços como fator de competitividade.

h) A RIOSOFT, desde a sua fundação, estrutura, desenvolve e aplica Programas Educacionais através de cursos, oficinas, seminários e outros eventos, com o objetivo de atualização e extensão profissional e empresarial, nas áreas de : Engenharia de Software, Testes de software, Gestão de Empresas de TI, Marketing e Comercialização. Os produtos de capacitação são aplicados através de encontros presenciais, e EAD.

 

FALE CONOSCO